sábado, 27 de agosto de 2011
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Importância do Parque
O Parque tem tanto uma importância economica, quanto ambiental para a região. Do ponto de vista econômico, ele é uma atração turística da região, pois há uma grande diversidade tanto da fauna, quanto da flora. Já do ponto de vista ambiental, ele é um local, para proteção ambiental, ou seja, aqui tanto a fauna, quanto a flora estão protegidos da ação do ser humano.
Fauna Do Parque Nacional
As condições ambientais particulares do Pantanal favorecem o estabelecimento de grande variedade de fauna. Entre os mamíferos se destacam a capivara, jaguatirica, cervo-do-pantanal, jaguatirica, lontra, cutia; entre as aves, a garça moura e a garça branca. Há também grande quantidade de répteis, como cobras e jacarés de várias espécies
Flora do Parque Nacional
A vegetação do Pantanal não é homogênea e há um padrão diferente de flora de acordo com o solo e a altitude. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas que são classificadas como pteridófitas. A vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, são classificados como Gimnospermas. Poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores como angico, ipê e aroeira, classificados como Angiospermas. Em altitudes maiores, o clima árido e seco torna a paisagem parecida com a da caatinga, apresentando espécies típicas como o mandacaru, plantas aquáticas, piúvas, palmeiras, orquídeas, figueiras e aroeiras que podem ser classificadas como angiosperma.
Localização
Está situado a noroeste do Mato Grosso do Sul e a sudoeste do Mato Grosso, dois estados do Brasil, protegendo o bioma do Pantanal. Com 136.028,00 hectares, tem o objetivo de proteger e preservar todo ecossistema pantaneiro, bem como sua biodiversidade, mantendo o equilíbrio dinâmico e a integridade ecológica dos ecossistemas contidos no Parque.
Assinar:
Postagens (Atom)